sábado, 31 de março de 2012

As nossas experiências...

Na área de projeto, estamos a elaborar um livrinho com experiências variadas. Estamos a gostar muito de trabalhar com diferentes materiais como a água, as plantas, a terra, a argila…
Somos pequenos cientistas e vamos entendendo melhor conceitos como a flutuação, a permeabilidade, o som, os malefícios do tabaco, a vida das plantas, as caraterísticas da água potável e tantos outros temas!
No final do ano esperamos ter um livro de experiências todo feito por nós!
Alunos da EB1 de Muna


Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Make a digital collage

sábado, 10 de março de 2012

Semana da Leitura

A comemoração da semana da leitura na nossa escola teve a participação de pais e outros familiares que nos vieram ler ou contar histórias muito interessantes.
Logo na abertura da semana da leitura, recebemos a visita do senhor Alfabeto da Silva, um amigo dos livros, que nos leu uma bonita história que falava sobre a amizade e a solidariedade “Dá-me um abraço”.
Tivemos ainda a oportunidade de ter uma feira do livro a decorrer nas nossas salas e verificámos que, de facto, existem muitos e variadíssimos tipos de livros.
Ao longo da semana, fizemos alguns jogos e concursos, como completar poemas, declamar poesias, ilustrar histórias e até um painel “Ler é…” onde todos colocaram uma palavra. Recebemos também um livro especial, a caderneta da fruta, que nos vai lembrar a comer a fruta todos os dias!
No dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, lemos e representámos a história do “Livro dos Porquinhos” que nos ajudou a valorizar ainda mais as nossas mães e a perceber porque devemos ajudá-las mais. Todos nós fizemos um compromisso individual para sermos melhores filhos e assim contribuirmos para que a nossa família seja cada vez mais unida e feliz!
No final da semana, os alunos do 1º e 2º ano leram-nos um livro e, nós representámos uma fábula com fantoches num fantocheiro por nós construído!
Foi uma semana diferente onde a leitura nos proporcionou atividades variadas e onde os nossos pais puderam estar connosco mais tempo dentro da sala de aulas.
Alunos do 3º e 4º ano







quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita ao Centro de Dia

Na quarta feira, dia 7 de Março de 2012, fomos ao Centro de Dia de Santiago de Besteiros contar uma história, porque este ano o tema da semana da leitura era a solidariedade.
Quando lá chegámos o senhor e as senhoras ficaram todos contentes por nos verem. Íamos representar um teatro (expressão dramática) baseado no livro “Dá-me um abraço”.
Na escola tivemos que preparar o teatro para não sair tudo disparatado. Contámos a história de um porco espinho que queria um abraço mas ninguém lhe dava nenhum. Por fim, tudo se resolveu bem e o Piquinhos ganhou um novo amigo que lhe deu o maior abraço de sempre!
Quando a história acabou os senhores ficaram mais animados e nós ficámos contentes por lhes termos feito companhia. Até lhes demos pipocas para o lanche. A mãe da Susana, que trabalha lá, disse-nos que os idosos gostaram muito da visita e das pipocas.
E foi assim um dia diferente na nossa semana da leitura!
Texto coletivo