sábado, 31 de março de 2012

As nossas experiências...

Na área de projeto, estamos a elaborar um livrinho com experiências variadas. Estamos a gostar muito de trabalhar com diferentes materiais como a água, as plantas, a terra, a argila…
Somos pequenos cientistas e vamos entendendo melhor conceitos como a flutuação, a permeabilidade, o som, os malefícios do tabaco, a vida das plantas, as caraterísticas da água potável e tantos outros temas!
No final do ano esperamos ter um livro de experiências todo feito por nós!
Alunos da EB1 de Muna


Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Make a digital collage

sábado, 10 de março de 2012

Semana da Leitura

A comemoração da semana da leitura na nossa escola teve a participação de pais e outros familiares que nos vieram ler ou contar histórias muito interessantes.
Logo na abertura da semana da leitura, recebemos a visita do senhor Alfabeto da Silva, um amigo dos livros, que nos leu uma bonita história que falava sobre a amizade e a solidariedade “Dá-me um abraço”.
Tivemos ainda a oportunidade de ter uma feira do livro a decorrer nas nossas salas e verificámos que, de facto, existem muitos e variadíssimos tipos de livros.
Ao longo da semana, fizemos alguns jogos e concursos, como completar poemas, declamar poesias, ilustrar histórias e até um painel “Ler é…” onde todos colocaram uma palavra. Recebemos também um livro especial, a caderneta da fruta, que nos vai lembrar a comer a fruta todos os dias!
No dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, lemos e representámos a história do “Livro dos Porquinhos” que nos ajudou a valorizar ainda mais as nossas mães e a perceber porque devemos ajudá-las mais. Todos nós fizemos um compromisso individual para sermos melhores filhos e assim contribuirmos para que a nossa família seja cada vez mais unida e feliz!
No final da semana, os alunos do 1º e 2º ano leram-nos um livro e, nós representámos uma fábula com fantoches num fantocheiro por nós construído!
Foi uma semana diferente onde a leitura nos proporcionou atividades variadas e onde os nossos pais puderam estar connosco mais tempo dentro da sala de aulas.
Alunos do 3º e 4º ano







quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita ao Centro de Dia

Na quarta feira, dia 7 de Março de 2012, fomos ao Centro de Dia de Santiago de Besteiros contar uma história, porque este ano o tema da semana da leitura era a solidariedade.
Quando lá chegámos o senhor e as senhoras ficaram todos contentes por nos verem. Íamos representar um teatro (expressão dramática) baseado no livro “Dá-me um abraço”.
Na escola tivemos que preparar o teatro para não sair tudo disparatado. Contámos a história de um porco espinho que queria um abraço mas ninguém lhe dava nenhum. Por fim, tudo se resolveu bem e o Piquinhos ganhou um novo amigo que lhe deu o maior abraço de sempre!
Quando a história acabou os senhores ficaram mais animados e nós ficámos contentes por lhes termos feito companhia. Até lhes demos pipocas para o lanche. A mãe da Susana, que trabalha lá, disse-nos que os idosos gostaram muito da visita e das pipocas.
E foi assim um dia diferente na nossa semana da leitura!
Texto coletivo


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis

Este ano, no dia de Reis, os alunos e professoras da escola de Muna decidiram, ir pelas ruas da aldeia, relembrando tradições antigas, desejar a todos um bom ano novo e cantar os reis.
O S. Pedro ajudou e mandou-nos um dia de sol para que a caminhada corresse bem e os cantores pudessem mostrar os seus dotes vocais.
Cantaram-se várias canções alusivas à quadra, uma ensaiada pela professora de música e outras ensinadas pelas professoras titulares.
As pessoas gostaram muito de nos ouvir cantar e tocar! Até paravam os seus carros e saíam para melhor nos escutarem! Levámos muitos instrumentos para acompanhar as melodias e nem nos enganámos nem nada!
Quando regressámos à escola, cansados de tanto caminhar e cantar, lanchámos juntos e provámos um delicioso bolo rei!
Nós gostámos muito de ir cantar os reis!
Texto coletivo




sábado, 12 de novembro de 2011

Dia de s. Martinho

Este ano o magusto foi festejado na nossa escola, e nem o frio nem a chuva nos impediram de assar as castanhas na caruma e saltar a fogueira!
Foi um dia divertido, cantámos canções à volta da fogueira, enfarruscámo-nos e, por fim partilhámos o nosso lanche! Estava tudo muito muito bom!
Alunos da EB1 de Muna




Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create your own free digital slideshow

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dia da Alimentação

No dia 17 de outubro comemorou-se o dia da alimentação na nossa escola.
Como estamos a preparar a feira de outono, resolvemos confecionar uma deliciosa salada de fruta... mas só com frutos de outono!
Nunca pensámos que as romãs ficassem tão bem com as castanhas, as nozes, ou as maçãs...
Foi muito bom experimentarmos receitas novas e diferentes, mas melhor ainda foi saborear...!